Buscar
  • prateskitchen

PORQUE MOTIVO VALE A PENA SER VEGAN?



Olá, tudo bem? Daqui fala a Fabrícia Prates.


Hoje começo por deixar uma reflexão: por que motivo poderá fazer sentido a transição para o veganismo? Esta conversa até pode nem fazer sentido para si, mas se realmente tens uma preocupação com a tua saúde e com a saúde do planeta. Então o que é que tens a perder? Investe 5 minutos a ler esta reflexão que gostava de fazer consigo. Em primeiro lugar, acho importante sublinhar que o veganismo é efetivamente um meio para estimular uma ótima saúde, reduzir peso, ter cabelos saudáveis e ao mesmo tempo cuidar do planeta. No caso da minha família, por exemplo, fizemos esta escolha numa primeira instância para garantir a saúde da minha filha, tal como já partilhei consigo em outro e-mail. Aliás, o veganismo não é só uma dieta alimentar, é muito mais do que isso… É uma filosofia ética, social e moral que modifica hábitos alimentares e sociais. Ao mesmo tempo que mudamos o nosso olhar sobre a vida, também mudamos o nosso paladar por via de uma nova alimentação. Por outro lado, é importante mencionar que esta dieta tem vindo a ser muito explorada por pessoas que desejam perder peso. Ela está tipicamente associada a um baixo consumo calórico, por via da exclusão da gordura animal que contribui significativamente para equilibrar os níveis de colesterol e gorduras no sangue. Os adeptos da dieta vegana têm uma alimentação que consiste estritamente no consumo de alimentos de origem vegetal, como as frutas, os legumes e as verduras, além de leguminosas, cereais, nozes e sementes. Numa primeira análise, até pode não parecer, mas é uma dieta relativamente simples de seguir. Mas vamos aos motivos pelos quais pode ser vantajoso optar pela transição para uma alimentação vegana.


1 - Conhecer novos sabores Possibilita a oportunidade de conheceres novos alimentos e a explorar mercados naturais e biológico. Começa a conhecer os pequenos comércios da tua região que tem opções de hortaliças, vegetais, frutos secos, leguminosas. Prova novos sabores! Tente reduzir o consumo de carne para 1 vez por semana. Podes testar um batido de frutas que você goste com um leite vegetal. Assim vai experimentando aos poucos. Sabias que eu tenho várias receitas no meu canal do YouTube e no Instagram.

2 - Consciência de um todo (planeta, pessoas, animais...)

Quem adota hábitos veganos procura atuar de uma forma mais consciente e responsável relativamente ao meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Neste sentido, a alimentação vegana tem um impacto bem mais responsável ambientalmente do que a alimentação omnívora. 3 - Redução do peso A alimentação vegana favorece a perda de peso, não só pela modificação alimentar, mas também pela diminuição de gorduras ingeridas através das carnes. A exclusão da gordura animal contribui significativamente para equilibrar os níveis de colesterol e gorduras no sangue. 4 - O corpo agradece Depois de optarmos pela redução do consumo de carne, nota-se claramente que a pele, o cabelo, as unhas ganham um aspecto muito mais saudáveis. Ficam mais viçosos. É incrível o resultado!

5 - Vai sentir-se feliz por ter um novo estilo de vida e uma nova alimentação Quando nós mudamos hábitos na nossa vida, acabamos por gerar emoções muito positivas de vitória, mas também de gratidão. Ganhamos o sentimento que é possível sempre alcançar os objectivos a que nos propomos. Vai seguramente sentir-se feliz pelo facto de ter conseguido fazer a transição, possivelmente com a sua família também. 6 - Faça o que tiver ao teu alcance, hoje! Vamos no ritmo de “um dia de cada vez”. Cada passo dado para uma alimentação mais saudável, ecológica e ética fará uma grande diferença no final.


7- O Veganismo vai muito além da alimentação O veganismo, mais do que um regime alimentar, é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas. Além de não consumir nenhum produto de origem animal, os veganos não usam derivados de animais nas roupas (couro, seda, lã), calçado (couro) e recusam cosméticos que usam ingredientes de origem animal e/ou que foram testados em animais. Os veganos rejeitam toda forma de exploração e abuso animal e isso inclui: vivissecção, experimentação animal, circos, rodeios, vaquejadas, zoológicos… Veganos, não se limitam a retirar a crueldade do seu prato! Continua a acompanhar comigo as minhas redes sociais com receitas e dicas veganas!


Deixo aqui um abraço e um até breve!

Fabricia Prates.

Lisboa - Portugal  I  info@prateskitchen.com   I   

+351 911 114131   I   Política de Privacidade

whatsapp-logo-icone.png

SIGA-NOS

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook ícone social
download (1).png

© 2019 www.prateskitchen.com  I Powered by Viviane Noguez

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now